terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte e o transporte público intermunicipal

A RM Vale criada pelo governador Geraldo Alckmin neste mês (09) ao sancionar a lei complementar nº 66/2011 será responsável por alavancar o desenvolvimento da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Com 39 cidades divididas em cinco sub-regiões e contando com mais de 2,3 milhões de habitantes, a RM Vale é a 37ª em todo o país e já nasce como a 10ª maior, superando as RMs de Belém, Goiânia e Manaus.

Segundo o governador, o Estado deverá ter um olhar especial para a RM Vale, priorizando as áreas da saúde, segurança, educação, saneamento básico, transporte e logística, Defesa Civil, dentre outras áreas, inclusive, executando a recuperação de estradas com o objetivo de incrementar o turismo no Vale Histórico.

Transporte público intermunicipal

No entanto, é no transporte público que se espera grandes mudanças, pois o planejamento estratégico e o transporte intermunicipal passam a ser executados pela Empresa de Transportes Metropolitanos de São Paulo S/A. - EMTU. De acordo com o secretário de desenvolvimento metropolitano, Edson Aparecido, as mudanças devem ocorrer ainda neste ano.

A EMTU deverá assumir a gestão de todos os serviços anteriormente geridos – com pouco zelo – pela ARTESP. Além do gerenciamento do serviço de transporte intermunicipal, a respectiva empresa pública também gerenciará o fretamento continuo e o eventual, bem como o transporte escolar intermunicipal.

Na verdade, a população da RM Vale há muito tempo enfrenta um transporte público intermunicipal de baixa qualidade que se deteriora dia a dia, com uma tarifa bastante elevada.

Muitas das empresas de transporte público que operam no Vale do Paraíba e Litoral Norte, inclusive na Serra da Mantiqueira, estão com os seus contratos de prestação de serviços vencidos. A Artesp há muito tempo não realizava licitações, apenas prorrogava contratos e concedia autorizações para a execução dos serviços de transporte público intermunicipais. Segundo a EMTU, a empresa deverá realizar licitações para a concessão de linhas intermunicipais na RM Vale até o início de 2013.

Transporte por fretamento

Outro serviço de transporte que será gerenciado e fiscalizado pela EMTU é o fretamento continuo e eventual, inclusive o transporte escolar intermunicipal. Devido a grande quantidade de industrias na RM Vale, principalmente, nas cidades de Jacareí, São José dos Campos e Taubaté, há um grande deslocamentos de trabalhadores entre as diversas cidades da região que utilizam os serviços das empresas de fretamento, muitas sem a devida fiscalização e controle.

Vans, micro-ônibus e os mais variados veículos transportam milhares de trabalhadores e de estudantes, respectivamente, para as industrias e universidades e escolas da região sem a fiscalização estadual que quase sempre se restringia aos veículos de fretamento para o turismo.

É fato que a ARTESP não tinha a região do Vale do Paraíba e Litoral Norte como prioridade, no entanto, com a criação da RM Vale a população da região espera muito mais do que apenas a redução do custo das ligações telefonicas, que deixam de ser interurbanas para serem locais.

Na verdade, a população da RM Vale espera a implantação de um sistema de transporte público intermunicipal com integração e bilhete único, que utilize veículos modernos com baixa emissão de carbono e movidos com energias renováveis que garantam a acessibilidade de portadores de necessidades especiais, bem como a sustentabilidade e a qualidade de vida nas cidades da RM Vale.



Postado pela Assessoria de Imprensa – 17/01/2012

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes