sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Porque aumenta a quantidade de motos no trânsito?

De uns anos para cá não há como deixar de notar que o número de motocicletas que trafegam pelas ruas das nossas cidades vem aumentando significativamente e este aumento ou crescimento não ocorre por acaso.


Na verdade, o aumento da frota de motociclos (motocicletas, ciclomotores, motonetas, triciclos, quadriciclos) decorre de inúmeros fatores, dentre os quais a melhoria da economia. A melhoria da economia é fator constatado em todos os paises emergentes ou em desenvolvimento que, diante do aumento da massa salarial, do aumento do número de possíveis compradores, ou seja, do aumento da demanda, passam a reduzir os seus preços ou adequá-los, aumentando as facilidades para a aquisição desses veículos.

Numa década, a frota de motociclos na cidade de Taubaté aumentou em torno de 135%, ou seja, de pouco mais de 15.000 motocicletas, em janeiro de 2.001, para mais de 35.000, em janeiro deste ano.  O percentual difere muito pouco da média nacional, principalmente, nas cidades de igual número populacional.

É fato que durante o Governo Lula a economia nacional teve uma melhora bastante significativa, no entanto, não podemos deixar de destacar que há também outros fatores que levaram ao aumento da frota de motocicletas, como vem ocorrendo em Taubaté e nas grandes cidades brasileiras.

Alguns podem até dizer que o grande responsável pelo aumento da frota é a má qualidade do transporte público, ou mesmo a inexistência de uma política de mobilidade centrada no transporte coletivo.

Pode até ser, mas quero acreditar que não há um único fator preponderante, mas uma combinação de fatores, onde a inexistência de uma política de mobilidade voltada para o transporte coletivo tem grande peso, isto é certo, mas devemos acrescentar também a busca de liberdade e de agilidade, principalmente, com o aumento dos congestionamentos que, vem ocorrendo cada vez mais em nossas cidades, além da insuficiência de espaços públicos para estacionamento. Moto estaciona em qualquer lugar mesmo.

Postado pelo Blog Trânsito Responsável – 28/01/2011

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes