sexta-feira, 10 de junho de 2011

Porque as cidades são centrais para o combate às mudanças climáticas?


Porque as cidades são centrais para o combate às mudanças climáticas?O protagonismo de uma entidade como a C40 (Cities 40, que reúne os prefeitos de 40 das maiores cidades do planeta) em relação a atitudes em relação a emissão de gases de efeito estufa é uma realidade em grande parte do mundo. Enquanto governos nacionais se perdem em divergências intermináveis – como aconteceu na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em Copenhagen – as cidades têm capacidade e motivos para ajustar suas condutas em relação ao tema.


Em primeiro lugar, é tendência mundial em países ocidentais que o poder seja descentralizado paras as cidades. Isso acontece nos EUA, no Brasil e em vários países da Europa. São as cidades que cuidam do lixo, da iluminação pública, do trânsito e da regulação de construções, para ficar em alguns exemplos. Nesses campos, mesmo que os governos centrais queiram agir, quem tem o poder são os governos locais.

Além disso, as cidades que consomem cerca de dois terços da energia do mundo e emitem mais de 70% de todo o gás carbônico produzido no planeta. Se as megacidades não se engajarem na diminuição das emissões e do consumo de energia, não há decisão nacional que faça isso acontecer.

Por último, são as grandes cidades as mais prejudicadas pelos efeitos maléficos das mudanças climáticas. Cidades pequenas e áreas rurais podem se adaptar com mais facilidade a grandes enchentes, tempestades e nevascas, já que há espaço disponível para mudar. As grandes cidades têm uma dificuldade muito maior para essa adaptação, já que não há mais espaço disponível para isso.

Por todas essas razões, as cidades têm interesse e capacidade para diminuir emissões de poluentes. No Brasil, essa consciência ainda não é muito difundida, mas é essencial. Não apenas para melhorar o clima do planeta de uma maneira geral, mas também para aumentar a qualidade de vida nas nossas grandes cidades.


Postado pelo Blog Trânsito Responsável - 10/06/2011
Fonte Rede Brasil Atual

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes